ARTIGO DE UMA ALUNA DA FACULDADE 3MA

Carta ao futuro Professor
Publicado em: 26-05-2010 | Por: Pricila Green | Em: Educação
Tags:Educação, Professor
1
São Caetano do Sul, 17 de Maio de 2010.
Saudações futuro professor
Espero que esteja feliz, e bem preparado para sua missão: amar, ensinar e educar.
Saiba que as coisas aqui no presente não andam nada fáceis, mas continuo trabalhando arduamente para cooperar com a melhoria do sistema educacional.
Pois, acabamos por herdar uma série de transtornos resultantes da constante manutenção de uma política capitalista, onde nós, professores somos desmerecidos e desvalorizados. Muitos de nós sucumbiram, e acabaram por abandonar o ofício, foram acometidos pelo mal-estar docente, não conseguiram se livrar da insegurança, do desânimo e do estresse, aos quais foram submetidos. Mas o mais triste é reconhecer que esses são apenas alguns do males, sendo que mais deixa a marca da indignação são as pressões em servir a uma ordem ou ideologia que desmerece a importância do ofício de professor.
E ainda restam aqueles que simplesmente optaram por se enquadrar ao meio, os ditos pilotos de apostilas, às vezes a negação é a forma mais fácil de fingir que um problema não existe, então cedem às pressões do sistema e seguem achando que nada têm a ver com essa problemática, em fim, atuam de acordo com seu comodismo, ensinando a repetição irrefletida, o culto à imbecialização, adeptos da pedagogia às avessas.
Acredito também que existem aqueles que se acomoram, simplesmente cansaram, também chega a ser desumano, trabalha-se de mais, quase em tempo integrau e recebe-se de menos, tornaram-se prisioneiros capitalistas.
Espero encontrá-lo, no futuro, para que possamos, unir nossas forças por um novo ideal de educação, onde possamos vislumbrar um futuro onde não precisemos lutar contra uma ordem capitalista, onde possamos atuar como mediadores ativos e críticos, em uma educação pela ética, valorizando a condição humana.
Até breve, e boa sorte.
Sinceramente
Pricila Corrêa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Influência dos meios de comunicação na escola

Síntese do capitulo 2 do livro de Paulo Freire a Pedagogia do Oprimido