sábado, 25 de agosto de 2012

Síntese do capitulo 2 do livro de Paulo Freire a Pedagogia do Oprimido


Síntese do capitulo 2 do livro de Paulo Freire a Pedagogia do Oprimido



O livro de Paulo Freire no segundo capitulo aborda temas muito interessantes como a concepção bancaria muito usada na escola tradicional, na qual o objetivo é depositar, transferir e transmitir valores e conhecimentos sem se preocupar se realmente os alunos estão aprendendo. precisamos nos livrar deste padrão de pensamento e focar em ensinar os alunos a pensar e não a acumulando informações desconexas,não adianta ter muito conhecimento e não saber usá-lo de forma adequada associando ao cotidiano .só assim desenvolveram uma consciência critica,transformando seus alunos em cidadãos transformadores de sua realidade .

Outro tema muito interessante é o conceito de liberdade autentica que se alcança através do conhecimento e para se obter esse conhecimento é preciso aprender a pensar e se apropriar do próprio processo de aprendizagem

Um bom educador proporciona ao educando meios para que ele se encontre neste processo continuo que e a educação. sendo um mediador do conhecimento ensinando e aprendendo juntos através da interação .

Nesta busca que os seres humanos têm por uma vida melhor só será possível através da interação e não da opressão.
Concordo com Paulo freire quando ele diz que ensinar exige compreender que a educação é a forma de intervenção no mundo.

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