5S
5S
GRUPO 1
Introdução:
A gestão da Qualidade é primordial para o
estabelecimento e sobrevivência de uma instituição e para viabilizar o controle
de atividades.informações e documentos. A meta é a boa prestação de serviços,
de forma eficiente e dinâmica para que o solicitante fique satisfeito.
Dentre as muitas ferramentas que podem ser usadas pra
implantar o Sistema da Qualidade total numa empresa ou instituição é o
Programa 5S. Este é o ponto de partida e um requisito básico para o controle da
qualidade, uma vez que proporciona vários benefícios ao setor. A ordem, a
limpeza, o asseio e a autodisciplina são essenciais para a produtividade.
Porém, este programa implantado sozinho, somente ele,
não assegura o Sistema da Qualidade eficiente. É necessário haver melhorias
contínuas, treinamentos e conscientização do pessoal quanto à filosofia da
qualidade.
O Programa 5S tem aplicabilidade em diversos tipos de
empresas e órgãos, inclusive em residências, pois traz benefícios a todos que
convivem no local, melhora o ambiente, as condições de trabalho, saúde. higiene
e traz eficiência e qualidade. De acordo com experiências de empresas que já
implantaram o programa, a “chave” não é somente a aplicação dos conceitos, mas
a mudança cultural de todas as pessoas envolvidas e a aceitação de que cada um
deles é importante para melhorar o ambiente de trabalho, a saúde física e
mental dos trabalhadores e o sistema da qualidade.
O conceito do Método 5S e as palavras surgiram no
Japão, onde cada um destes conceitos começa com a letra “S”, por isso o método
ser chamado 5S.
Apesar disto, houve adaptação dos conceitos para a
língua portuguesa, assim como adaptação em outros países que desenvolveram
programas semelhantes para aprimorar a qualidade.
Mas é importante lembrar que implantar o programa não
é apenas traduzir os termos e estudar sua teoria e seus conceitos. Sua essência
é mudar atitudes, pensamento e comportamento do pessoal.
GRUPO 2
Conceito:
O Método "5S" foi base da implantação do
Sistema de Qualidade Total nas empresas. Surgiu no Japão, nas décadas de 50 e
60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de
competitividade. Além disso, havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo
necessária uma reestruturação e uma “limpeza”. O país precisava reestrutura-se,
organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado
mundial O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos
básicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema da Qualidade.
Espanha e Inglaterra adotaram metodologias
equivalentes, porém com nomes diferentes: “Teoria da Escova” e “Housekeeping”,
respectivamente; mas a idéia é a mesma- sempre buscar o Sistema da Qualidade
Total .
É possível eliminar o desperdício (tudo o que gera
custo extra) em cinco fases, com base no método "5S". Foi um dos
fatores para a recuperação de empresas japonesas e a base para a implantação da
Qualidade Total naquele país. Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente,
em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni.
Os 5 conceitos são:
1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO
CONCEITO: "separar o útil
do inútil, eliminando o desnecessário".
2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO
CONCEITO: "identificar e
arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente".
3.º S - SEISO - SENSO DE LIMPEZA
CONCEITO: "manter um
ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não
sujar".
4.º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE
CONCEITO: "manter um
ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene".
5.º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
CONCEITO: "fazer dessas
atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s's num modo de
vida".
GRUPO 3
Objetivos do programa:
Baseado em sua própria elaboração, o Método 5S visa a
combater eventuais perdas e desperdícios nas empresas e indústrias; educar a
população e o pessoal envolvido diretamente com o método para aprimorar e
manter o Sistema de Qualidade na produção.
É importante a alteração no comportamento e atitudes
do pessoal. A
conscientização dos integrantes da importância dos
conceitos e de como eles devem ser usados facilita a implantação do programa.
A abordagem do programa deve ser aplicada como hábito
e filosofia, não apenas no “house keeping” ( cuidar da casa).
Deste modo, o 5S auxiliará na reorganização da
empresa, facilitará a identificação de materiais, descarte de itens obsoletos e
melhoria na qualidade de vida e ambiente de trabalho para os membros da equipe.
Cada fase é intimamente ligada à outra, sendo também
um “pré-requisito” para a consolidação da fase seguinte. Uma vez iniciado o
processo, fica mais fácil dar continuidade à implantação do método.
Consequentemente, haverá consolidação do Sistema da Qualidade e melhoria do
desempenho geral no setor.
Planejamento e Prática dos
Conceitos
De acordo com o conceito
japonês, pode-se eliminar o desperdício, e
consequentemente o custo extra
também, nestas cinco fases que ajudarão também a implantar o Sistema da
Qualidade.
GRUPO 4
1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO
CONCEITO: "separar o útil
do inútil, eliminando o desnecessário".
Também pode ser
interpretado com Senso de Utilização, Arrumação, Organização, Seleção.
Nesta fase, o trabalho
começa a ser colocado em ordem, para que só se utilize o que for realmente
necessário e aplicável. Por isso, é importante ter o necessário, na quantidade
adequada e controlada para facilitar as operações.
É essencial saber separar e
classificar os objetos e dados úteis dos inúteis da seguinte forma:
• o que é usado sempre: colocar
próximo ao local de trabalho.
• o que é usado quase sempre:
colocar próximo ao local de trabalho.
• o que é usado ocasionalmente:
colocar um pouco afastado do local de trabalho.
• o que é usado raramente, mas
necessário: colocar separado, em local determinado.
• o que for desnecessário: deve
ser reformado, vendido ou eliminado, pois ocupa espaço necessário e atrapalha o
trabalho.
Vantagens:
• Reduz a necessidade e gastos
com espaço, estoque, armazenamento, transporte e seguros.
• Facilita o transporte interno,
o arranjo físico, o controle de produção.
• Evita a compra de materiais e
componentes em duplicidade e também os danos a materiais ou produtos
armazenados.
• Aumenta a produtividade das
máquinas e pessoas envolvidas.
• Traz maior senso de
humanização, organização, economia, menor cansaço
físico e maior facilidade de
operação.
• Diminui riscos acidentais do
uso destes materiais pelo pessoal,
todos da equipe devem saber diferenciar o útil
do inútil, o que é realmente necessário e o que não é. Na terminologia da
Qualidade, denomina-se “bloqueio de causas” ou ação preventiva.
GRUPO 5
2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO
CONCEITO: "IDENTIFICAR E ARRUMAR TUDO, PARA QUE
QUALQUER PESSOA POSSA LOCALIZAR FACILMENTE
Também pode ser definido como Senso de Ordenação,
Sistematização, Classificação, Limpeza.
O objetivo é identificar e arrumar tudo, para que
qualquer pessoa possa localizar facilmente o que precisa e a visualização seja
facilitada.
Nesta fase é importante:
• padronizar as nomenclaturas.
• usar rótulos e cores vivas para identificar os objetos,
seguindo um padrão.
• guardar objetos diferentes em locais diferentes.
• expor visualmente os pontos críticos, tais como
extintores de incêndio,
locais de alta voltagem, partes de máquinas que exijam
atenção, etc.
• determinar o local de armazenamento de cada objeto
• onde for possível, eliminar as portas.
• Não deixar objetos ou móveis no meio do caminho,
atrapalhando a
locomoção no local.
Vantagens:
• Menor tempo de busca do que é preciso para operar, ler,
enviar, etc.
• Menor necessidade de controles de estoque e produção.
• Facilita transporte interno, controle de documentos,
arquivos ou pastas, além de facilitar a execução do trabalho no prazo.
• Evita a compra de materiais e componentes desnecessários
ou repetidos ou danos a materiais ou produtos armazenados.
• Maior racionalização do trabalho, menor cansaço físico e
mental, melhor
ambiente.
• Melhor disposição dos móveis e equipamentos
• Facilitação da limpeza do local de trabalho
A ordenação eficiente do material de trabalho deve
ser implantada com uma nomenclatura padronizada e divulgada dos arquivos,
pastas, documentos, salas, estoques, etc e com a indicação correta do local de
estocagem. As pessoas devem saber onde procurar cada coisa quando necessário e
todos devem seguir as regras.
É importante fazer uma análise da situação atual da
instituição, como as coisas estão organizadas e onde. Sempre que possível,
deve-se trabalhar para reduzir os estoques e qual o melhor local para guardar
cada coisa.
A idéia principal nesta fase é:
“Um lugar para cada coisa e cada
coisa em seu lugar.”
GRUPO 6
3.º S - SEISO - SENSO DE LIMPEZA
CONCEITO: "MANTER UM AMBIENTE SEMPRE LIMPO,
ELIMINANDO AS CAUSAS DA SUJEIRA E APRENDENDO A NÃO SUJAR”
Também pode ser definido como Senso de Zelo.
Cada pessoa deve saber a importância de estar em um
ambiente limpo e dos benefícios de ambiente com a máxima limpeza possível. O
ambiente limpo traduz qualidade e segurança.
O desenvolvimento do senso de limpeza proporciona:
• Maior produtividade das pessoas, máquinas e materiais,
evitando o retrabalho.
• Evita perdas e danos de materiais e produtos.
Para isto, é importante que o pessoal tenha consciência e
habitue-se a:
• Procurar limpar os equipamentos após o seu uso, para que
o próximo a usar encontre-o limpo.
• aprender a não sujar e eliminar as causas da sujeira.
• definir responsáveis por cada área e sua respectiva
função.
• manter os equipamentos, ferramentas, etc, sempre na
melhor condição de uso possível.
• Após usar um aparelho, deixá-lo limpo e organizado para
o próximo utilitário
• Cuidar para que se mantenha limpo o local de trabalho,
dando atenção para os cantos e para cima, pois ali acumula-se muita sujeira
• Não jogar lixo ou papel no chão
• Dar destino adequado ao lixo, quando houver
Inclui-se ainda neste conceito, de um modo mais
amplo, manter dados e informações atualizados, procurar ser honesto no ambiente
de trabalho e manter bom relacionamento com os colegas. Tudo isto é fundamental
para a imagem (interna e externa) da empresa.
GRUPO 7
4.º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE
CONCEITO: "MANTER UM
AMBIENTE DE TRABALHO SEMPRE FAVORÁVEL A SAÚDE E HIGIENE".
Também pode ser definido
como Senso de Asseio e Integridade.
Higiene é manutenção de
limpeza, e ordem. Quem exige qualidade cuida também da aparência. Em um
ambiente limpo, a segurança é maior. Quem não cuida bem de si mesmo não pode
fazer ou vender produtos ou serviços de qualidade. O pessoal deve ter
consciência da importância desta fase, tomando um conjunto de medidas:
• ter os três S's previamente
implantados.
• Capacitar o pessoal para
avaliem se os conceitos estão sendo aplicados realmente e corretamente
• eliminar as condições
inseguras de trabalho, evitando acidentes ou manuseios perigosos
• humanizar o local de trabalho
numa convivência harmônica.
• difundir material educativo
sobre a saúde e higiene.
• respeitar os colegas como
pessoas e como profissionais,
• colaborar, sempre que
possível, com o trabalho do colega
• cumprir horários,
• entregar documentos ou
materiais requisitados no tempo hábil,
• não fumar em locais
impróprios, etc.
Ter a empresa limpa e
asseada requer gastos com sistema e matérias de limpeza.
Requer manutenção da ordem,
da limpeza e principalmente disciplina. Cada membro da equipe deve ter
consciência da importância de se trabalhar num local limpo e organizado.
As vantagens são:
• melhor segurança e desempenho
do pessoal.
• Prevenção de danos à saúde dos
que convivem no ambiente.
• Melhor imagem da empresa
internamente e externamente.
• Elevação do nível de
satisfação e motivação do pessoal para com o trabalho
Algumas medidas importantes
e úteis nesta fase também podem ser colocar avisos ou instruções para evitar
erros nas operações de trabalho, bem como designações, avisos e identificação
dos equipamentos (recursos visuais).
Quando importantes, os
avisos devem ser vistos à distância, bem destacados e acessíveis a todos do
setor.
É importante nesta fase
conferir se o programa está sendo realmente implantado, verificando cada etapa,
se o pessoal está preparado e motivado a cumprir o programa.
GRUPO 8
5.º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
CONCEITO: "fazer dessas
atitudes um hábito, transformando os 5s's num modo de vida".
Atitudes importantes:
• Usar a criatividade no
trabalho, nas atividades.
• Melhorar a comunicação entre o
pessoal no trabalho.
• Compartilhar visão e valores,
harmonizando as metas.
• Treinar o pessoal com
paciência e persistência, conscientizando-os para os 5s's .
• De tempos em tempos aplicar os
5s's para avaliar os avanços.
É importante cumprir os
procedimentos operacionais e os padrões éticos da instituição, sempre buscando
a melhoria. A auto-disciplina requer a consciência e um constante
aperfeiçoamento de todos no ambiente de trabalho. A consciência da qualidade é
essencial.
Com o tempo, a implantação do
programa traz benefícios:
• Reduz a necessidade constante
de controle.
• Facilita a execução de toda e
qualquer tarefa/operação.
• Evita perdas oriundas de
trabalho, tempo, utensílios, etc.
• Traz previsibilidade do
resultado final de qualquer operação.
• Os produtos ficam dentro dos
requisitos de qualidade, reduzindo a necessidade de controles, pressões, etc.
GRUPO 9
Dicas para a prática do
método 5S:
Cada pessoa deve saber
diferenciar o útil do inútil. Só o que tem utilidade certa deve estar
disponível.
Eliminando-se o que não é
útil, você pode se concentrar apenas no que é útil. Dê atenção a tudo que
estiver dentro de seu ambiente de trabalho (máquinas, ferramentas, estoques,
móveis, papéis, etc.) e defina o que é necessário através de instruções claras para
que todos possam separar o útil do inútil.
Algumas perguntas podem ser
elaboradas para direcionar o processo:
1. O que pode ser jogado fora e
o que deve ser guardado?
2. O que pode ser útil para
outro setor ?
3. O que pode ser consertado ?
4. É possível trabalhar de forma
mais econômica, racionalizando o
tempo?
Após colocar em um local
determinado aquilo que será descartado, convide as pessoas de outros setores
para que escolham, entre os itens disponíveis, o que de fato lhes interessar. Analisar
como as coisas estão guardadas, onde e por quê. Arrumação é importante para
agilizar o acesso aos documentos e outras coisas em seus devidos lugares.
Administrar bem o
patrimônio da instituição é essencial, principalmente no que se refere a
organização e identificação de :
• Laudos
• relatórios
• atas
• documentos em geral
• pareceres
• dados estatísticos
• arquivos e pastas de
documentos.
Sempre que possível,
eliminar ou diminuir o processo burocrático de ações ou documentos, procurando
aproveitar o tempo e economizar trabalho desnecessário.
Cada um deve ficar responsável
pelo seu espaço, sem prejudicar o espaço do outro. Sempre deve-se questionar se
algo está bom o suficiente ou se é possível ser melhorado.
Estoques e utensílios de
trabalho:
Para haver corretas
armazenagem, organização e identificação, devem ser feitas algumas perguntas:
1. É possível reduzir os
estoques ?
2. O que está à mão precisa
mesmo estar ali ?
3. Os nomes das coisas estão
padronizados ?
4. Qual o melhor local para cada
coisa e por que?
5. O que é necessário está à
mão?
GRUPO 10
Dicas para a prática do
método 5S – continuação:
Levante sugestões para a
melhoria e limpeza do local de trabalho. Marque, se possível, o dia da limpeza
definido, para que todos se organizem. É importante que todos participem,
fazendo a limpeza básica em conjunto, jogando papéis fora, fazendo pequenos
consertos, etc..
Compartilhe idéias com os
colegas, discuta as alternativas propostas e valorize o trabalho de cada um.
O que deve ser verificado e
avaliado para elaboração de um ambiente organizado e propício, com a metodologia
5S implantada:
1. Apresentação dos funcionários
devem se apresentar com boa aparência usando trajes limpos, não rasgados.
2. Piso e área externa ao setor
(corredores) devem estar limpos, secos e
organizados, sem acúmulo de
materiais e sucatas, devem possuir linhas
demarcando as áreas de
circulação.
3. Higiene= O ambiente deve
estar limpo, sem acúmulo de materiais orgânicos ou inorgânicos. Deve estar
livre também de materiais/ equipamentos que provoquem contaminação química.
O pessoal deve cuidar da
higiene pessoal e usar os devidos equipamentos de segurança ( onde aplicáveis),
para garantir a integridade física.
É importante também o
cuidado com as máquinas, aparelhos, equipamentos e utensílios.
As dicas de prática do
método 5S devem tornar-se hábitos na instituição, entre os funcionários, em
todos os setores para que o programa seja mantido e o controle fique mais
fácil.
Em cada etapa, é essencial
que o método seja verificado, a implantação tem de estar em constante
verificação; isto também e importante para a próxima fase, pois são todas
interligadas.
A última etapa de uma série
é o ponto de partida para a primeira etapa da próxima.
A fase de auto-disciplina,
principalmente é uma das mais importantes e cruciais do programa, pois é a fase
em cada um dos envolvidos terá que desenvolver seu próprio senso de ordenação e
assumir o compromisso com a metodologia e com suas atividades.
Cada um fazendo a sua parte
contribui para o desenvolvimento de todo o programa e a manutenção da
qualidade.
Cada um deve estar ciente
de suas responsabilidades, ter suas funções definidas e ser treinados para que
haja eficiência na prestação dos serviços, segurança no local de trabalho e
incentivo à capacidade criativa.
Idéias principais do Método 5S:
‘Se você sabe e não faz, é como se você não soubesse.”
“Os três primeiros Ss, ou seja, as 3 primeiras fases são a
base para o sucesso da implantação do programa.”
“Ordenar é identificar.”
“O ambiente mais limpo não é o que mais se limpa, e sim o
que menos se suja.”
“Organização do pessoal reflete organização do ambiente.”
“Todo o trabalho tem de ser feito em equipe.”
“ A tolerância também é uma ferramenta de trabalho, desde
que usada na medida certa.”
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