TEMA DO PROJETO: “Aprender Brincando”.
Passo 1:
TEMA DO PROJETO:
“Aprender Brincando”.
PÚBLICO ALVO:Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
PERFIL
DA TURMA: Crianças com dificuldades de aprendizagem na Operação
Matemática Soma.
Passo 2:
JUSTIFICATIVA: “Aprender
Brincando”, é um projeto de jogos educativos e brincadeiras que atenderão aos
alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Julita Nogueira
Rinaldi, com dificuldades de aprendizagem relativas à Operação Matemática Soma,
conciliando o prazer de brincar com o aprendizado escolar, usando materiais que
fazem sentido e despertam o interesse das crianças pelo conteúdo, trazendo a
Matemática para a realidade dos alunos, de modo que eles aprendam sem se
preocupar com a aprendizagem e sim com o desafio e com o prazer que os jogos e
as brincadeiras proporcionam. Qualquer conhecimento acontece
com as descobertas, com as relações que as crianças estabelecem e as soluções
para resolver problemas.
ETAPA 3
Passo 1:
Objetivos: Ampliar
o conhecimento das crianças do 1º ano por meio de atividades lúdicas
interativas, onde possam trocar vivências e sejam as autoras de seus saberes,
aprendendo a reinventar a matemática de forma significativa e a ter a oportunidade de:
- Ampliar o conhecimento sobre os números e aprender a contar.
- Construir noções de quantidade e de comparação.
- Elaborar estratégias para resolver problemas.
- Desenvolver a atenção e a concentração.
- Estimular o pensamento e a criatividade.
- Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir.
·
Conhecer
e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais.
- Ter momentos de alegria e descontração.
- Desenvolver o raciocínio lógico e a motricidade.
Passo
3:
Conteúdos: Os conteúdos privilegiados no desenvolvimento
do Projeto “Aprender Brincando” serão:
- Sistema de numeração decimal.
- Ações de acrescentar e reunir.
- Operação Matemática Soma ou idéias de adição.
Passo
4:
Síntese do Conteúdo:
·
Sistema de numeração
decimal: No 1º ano as crianças estão no processo de atingir plena conservação de
quantidade e o conceito de número vai acontecendo progressivamente, por meio de
vivências concretas.
·
Operação Matemática: É uma ação transformadora que pode
ser desfeita. Para acontecer é necessário que se conserve a quantidade inicial
e compreenda a ação que esta acontecendo ou aconteceu para se encontrar o
resultado final. Contando ou quantificando progressivamente é que a criança
consolida a idéia de número e depois de operação.
·
Somar: É considerar a quantidade que já
se tem e acrescentar uma nova quantidade para encontrar o resultado, que pode
ser desfeito se retirar o que foi acrescentado.
EATPA
4:
Passo
1:
Procedimentos:
Ensino-aprendizagem
socioindividualizantes - Método de
Projeto: O jogo na aprendizagem.
Esse procedimento de ensino tem a vantagem de fazer
com que os alunos realizem sua própria aprendizagem significativamente,
despertando o interesse pelos conteúdos trabalhados com espontaneidade e não de
maneira imposta pelo professor. Desperta também o desejo de conquista,
iniciativa, investigação, criação, esforço, confiança e responsabilidade, além
de inserir o aluno em um ambiente social onde todos interagem.
Passo
2:
Etapas
metodológicas:
Jogo
de Boliche
Regras:
1º Momento:
· Organizar
as garrafas em grupos de 10, formando um triângulo.
·
O jogador deve respeitar o limite de
distância estabelecido, linha de falta.
· Um
lançamento acontece quando o jogador solta a bola e essa atravessa a linha de
falta e percorre a área de jogo. Todo lançamento é válido. O lançamento deverá
ser feito apenas com as mãos.
· O
número de pinos derrubados no lançamento do jogador deverá ser marcado em
fichas.
· Um
strike é marcado quando todos os pinos são derrubados no primeiro lançamento.
ANDAMENTO
DO JOGO:
· O jogadores podem se dividir em equipes de 5, 4, 3,
2 ou 1 jogador.
· Os
pinos que se devem creditar ao jogador dentro de um lançamento legal são:
a)
Os pinos derrubadospela bola ou por outro(s)
pino(s).
b)
Pinos derrubados por outro(s) pino(s) que
tenha batido e voltado das paredes do lado ou da parede posterior da pista.
c)
Pinos que fiquem inclinados apoiados na
parede no canto da pista.
Todos estes pinos são considerados derrubados
e devem ser removidos antes do próximo lançamento.
DEFINIÇÃO DE FALTA:
Uma falta ocorre quando uma parte do corpo pisa ou passa a linha de falta e toca qualquer parte da pista, equipamento ou estrutura durante ou depois do lançamento.
2º Momento:
Explicar
para as crianças que elas devem registrar a quantidade de garrafas que
derrubar. Distribuir uma folha de papel (fichas) entre os grupos.
Cada criança deve escrever seu nome no alto folha.
Á medida que forem jogando, cada um deve contar quantas garrafas derrubou e
registrar essa quantidade como souber (com desenhos, tracinhos, bolinhas,
algarismos) na coluna correspondente ao seu nome. No final do jogo, auxiliar as
crianças a somarem os pontos.
Elas
deverão fazer o registro da primeira rodada, da segunda rodada e depois das
duas rodadas juntas.
O/a
professor/a propõe que as crianças façam uma comparação entre os pontos feitos
por cada jogador.
As regras podem ser combinadas coletivamente,
tanto do jogo quanto da reorganização das garrafas.
Passo
3:
Recurso
de ensino: Para a realização
desse projeto é necessário um local bem espaçoso que ofereça condições para que
a aprendizagem possa ocorrer de maneira em que todas as crianças possam se movimentar,
interagir e se envolverem no jogo desenvolvido. Ele deve ser previamente
preparado, organizado e valorizado.
Passo
4:
Lista
de recursos: O
pátio da escola.
ETAPA
5:
Passo
1:
Materiais
necessários:
·
10
garrafas descartáveis para cada equipe.
·
Areia
ou água para fazer peso nas garrafas.
·
Meias
velhas ou jornal para confeccionar uma bola.
·
Fita
adesiva colorida, tinta ou papel para enfeitar as garrafas.
·
Plaquinhas
com números até 10 para colar nas garrafas.
·
1
lápis para cada equipe.
·
Fichas
para marcar a pontuação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FORMOSINHO, Júlia Oliveira et all. Educação
Infantil, Artmed, 2010
FURLANETTO,
Ecleide Cunico; et all. A escola e o aluno. Relações entre sujeito-aluno e
sujeito- professor, São Paulo: Avercamp, 2009.
KAMII, Constance. A Criança e o
Número. 35ª ed. São Paulo: Papirus, 2007.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). O brincar e suas
teorias. 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
MACEDO, Lino; SÍCOLI, Ana Lúcia;
PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. 1ª ed.
São Paulo: ARTMED, 2009.
RAMOS, Luzia F. Conversas sobre
números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática
nos primeiros anos. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2009.
VASCONCELLOS, Celso dos S.
Planejamento: Projeto de Ensino-aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. 11ª
ed. São Paulo: Libertad, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto
Político Pedagógico: uma construção possível. 17ª ed. Campinas: Papirus, 2004,
v.1.
Didática:
Práticas Pedagógicas em Construção, disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT04-5327--Int.pdf,
28/08/11.
Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/matematica-especial/,
25/10/11.
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