sábado, 25 de agosto de 2012

Relatório sobre referencias coerentes e incoerentes com a prática de sala de aula.


Relatório sobre referencias coerentes e incoerentes com a prática de sala de aula.

Com base no Projeto Político Pedagógico da escola pesquisada, encontramos alguns pontos coerentes dentro da sala de aula tais como: A sondagem realizada em sala de aula, o que permite ao professor medir o grau de aprendizagem do aluno e saber qual será o próximo passo, se ele deve progredir ou retroceder e até que ponto isso pode acontecer. Os trabalhos em grupos ou em duplas são de grande valia, pois permite ao aluno resolver os problemas que possam vir a surgir na aprendizagem sob outro olhar e outra linguagem.
A roda de conversa permite que o aluno se expresse perguntando e questionando sobre o tema proposto e assim fazendo com que o aluno reflita e tenha uma concepção do que é ser um cidadão crítico. Outro ponto importante observado é de que o professor aprende muito com o aluno e a quebra desse paradigma ajuda na disciplina e no aprendizado, o professor completa ainda trazendo para a sala de aula atividades diversificadas e temas que despertam o interesse por parte dos alunos, criando um grau maior de aprendizagem.
Assim como temos pontos positivos, infelizmente temos também pontos negativos (incoerentes) que necessitam de um olhar mais cuidadoso de varias partes e que devem ser melhores trabalhados. Atividades que se encontram fora da faixa etária dos alunos e que muitas vezes não estão de acordo com o Projeto Político Pedagógico e que infelizmente é de interesse de alguns, dificultando a aprendizagem. O professor muitas vezes não tem condições de acompanhar todos os alunos, pois encontram-se em níveis diferentes de aprendizagem, somada a aprovação continuada esses alunos iniciam-se outro ano sem estarem preparados.
Outro fator que se questiona são as escolas estaduais em que o governo oferece laboratórios de informática, porém não oferecem pessoas qualificadas para fazê-los funcionarem.
Os professores na maioria das vezes por falta de um olhar mais atento, confundem disciplina com indisciplina, o que difere professor de educador.

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