Relatório sobre referencias coerentes e incoerentes com a prática de sala de aula.
Relatório sobre referencias coerentes
e incoerentes com a prática de sala de aula.
Com
base no Projeto Político Pedagógico da escola pesquisada, encontramos alguns
pontos coerentes dentro da sala de aula tais como: A sondagem realizada em sala
de aula, o que permite ao professor medir o grau de aprendizagem do aluno e saber
qual será o próximo passo, se ele deve progredir ou retroceder e até que ponto
isso pode acontecer. Os trabalhos em grupos ou em duplas são de grande valia,
pois permite ao aluno resolver os problemas que possam vir a surgir na
aprendizagem sob outro olhar e outra linguagem.
A roda
de conversa permite que o aluno se expresse perguntando e questionando sobre o
tema proposto e assim fazendo com que o aluno reflita e tenha uma concepção do
que é ser um cidadão crítico. Outro ponto importante observado é de que o
professor aprende muito com o aluno e a quebra desse paradigma ajuda na
disciplina e no aprendizado, o professor completa ainda trazendo para a sala de
aula atividades diversificadas e temas que despertam o interesse por parte dos
alunos, criando um grau maior de aprendizagem.
Assim
como temos pontos positivos, infelizmente temos também pontos negativos
(incoerentes) que necessitam de um olhar mais cuidadoso de varias partes e que
devem ser melhores trabalhados. Atividades que se encontram fora da faixa
etária dos alunos e que muitas vezes não estão de acordo com o Projeto Político
Pedagógico e que infelizmente é de interesse de alguns, dificultando a
aprendizagem. O professor muitas vezes não tem condições de acompanhar todos os
alunos, pois encontram-se em níveis diferentes de aprendizagem, somada a
aprovação continuada esses alunos iniciam-se outro ano sem estarem preparados.
Outro
fator que se questiona são as escolas estaduais em que o governo oferece laboratórios
de informática, porém não oferecem pessoas qualificadas para fazê-los
funcionarem.
Os
professores na maioria das vezes por falta de um olhar mais atento, confundem
disciplina com indisciplina, o que difere professor de educador.
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