Projeto para Educação Infantil
A) PÚBLICO ALVO: Educação
Infantil
SÉRIE: Mini-grupo Nº DE ALUNOS: 13
PERFIL DA CLASSE
Uma classe
participativa, algumas crianças são bem ativas e desenvolvem as
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atividades do
cotidiano do CEI com autonomia.
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A interação
entre o grupo é ótima e algumas crianças são bastante estimuladas pelas
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famílias na
leitura e em atividades culturais.
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B) TEMA (Descrição sucinta do
assunto)
A importância
do Brinquedo – Brincadeira é assunto sério
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O brinquedo é
rico em significado, brincar hoje é desenvolver habilidades que será
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usadas no
futuro.
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O presente
projeto tem a intenção de demonstrar que a brincadeira esta presente em
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tempo integral
na educação infantil, nas brincadeiras de roda, nos cantos, no parque
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proporcionando
assim uma troca de experiência muito rica tanto para o aluno como
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para o
professor que através da observação desenvolve maneiras de interferir
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eficientemente.
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C) PROBLEMA (É um questionamento
sobre uma lacuna ou fato observado, pode ser
formulado por meio de uma
pergunta.)
Escassez de
Material Lúdico
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D) OBJETIVOS (Ligado ao problema.
Delimitam o tema)
Nosso
principal objetivo hoje na educação infantil é construir uma pedagogia
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participativa
para que os alunos se tornem protagonistas do seu próprio aprendizado.
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È essencial
proporcionar um ambiente e materiais adequados de formar a incentivar
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as interações.
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Precisamos
ensinar nossas crianças da importância de se reciclar o lixo, formando
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seres humanos
conscientes.
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A maior
dificuldade em algumas escolas é a falta de material lúdico, com um pouco
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de
criatividade e vontade podemos criar brinquedos com materiais recicláveis.
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E) JUSTIFICATIVA (Mostra a
relevância histórica e social da pesquisa, motivos e
importância para a ciência e o
motivo do tema escolhido, utilizando-se de argumentos de
ordem teórica e prática.)
Conscientizar
da importância da reciclagem q que com criatividade se pode criar
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brinquedos com
um custo muito baixo.
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Criar
iniciativa, esperando que os órgãos públicos resolvam nossos problemas
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escolares,
precisamos usar de nosso conhecimento didático para buscar meios de
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envolver a
comunidade, conscientizando nossos alunos de forma simples.
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O professor
precisa conhecer o projeto e regras da escola na qual pretende exercer sua
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Profissão para
que consiga dentro deste contexto se enquadrar e preparar boas aulas.
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Ter em mente
idéias como fazer, agir, para aprender através de projetos que defendam
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O que meus
alunos vão aprender com isso para usar na vida, a escola precisa parar de
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oferecer só
uma cultura superficial para que os alunos construam seus saberes
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mostrando as
culturas antigas aliadas as novas tecnologias que ainda é um bicho de
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sete cabeças
para muitos professores.
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F) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (Teoria
de base norteadora do trabalho)
Baseado nos
textos lidos e nas idéias de Freinet concluímos a escola como veiculo
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de transmissão
do conhecimento, e a maneira na qual é passado este conhecimento e
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de suma
importância, acreditando na cooperação e na troca de experiência.
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Através de
projetos para que as crianças sintam que fazem parte do processo de uma
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sociedade
melhor.
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Deixar claro
para as crianças o que estão fazendo e para que. O educador deve agir
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como mediador
do conhecimento, respeitar e orientar os seus alunos de maneira a
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ensiná-los a
pensar, a ser livres e criativos.
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Aprendemos a
fazer, fazendo, a ler lendo e a escrever escrevendo. Educar é construir
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juntos uma
pedagogia de cooperação, documentando sua evolução, levando a
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comunicação
como base, e a afetividade como elo de ligação.
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G) CONTEÚDO (Deixa claro os itens
que serão desenvolvidos e pesquisados)
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H) PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
(Explica as etapas e o caminho e a ser seguido
para se chegar ao resultado.)
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I) RECURSOS (Descrição dos
materiais que serão utilizados para execução do projeto)
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J) CRONOGRAMA (Especificação do
período em que o trabalho será desenvolvido)
Atividade Fev. Mar. Abr. Mai.
Jun.
Elaboração do projeto
Pesquisas
Atividade
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Fev.
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Mar.
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Abr.
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Mai.
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Jun.
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Elaboração do
Projeto
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Pesquisas
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K) AVALIAÇÃO
Cabe
ao professor favorecer, fazer uma ponte, relacionar os conteúdos e materiais ao
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cotidiano,
com a realidade e com a historia de vida de cada criança, nesta relação
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o
aluno sente, vê, percebe, aprende, forma opinião sobre a escola, sobre o
professor,
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sobre
as atividades e brincadeiras e transforma-se em sujeitos transformadores da
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realidade.
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Conviver
em contexto escolar não é tarefa fácil, aprender a viver em sociedade
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respeitando
os limites do outro e aprendendo em ambiente nem sempre adequado,
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quando
muitas vezes se tem problemas de estrutura familiar, o trabalho da escola
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também
influencia na vida domestica trazendo conhecimentos indissociáveis.
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A
função do professor é muito seria, são exemplos, formadores de opinião.
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Culturalmente
a educação em massa vem engatinhando, temos diversas dificuldades
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como
a bagagem que o aluno traz de casa, a política publica, a falta de recursos
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investidos
em educação, a falta de preparação dos professores e a desmotivação dos
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alunos.
Precisamos de projetos motivadores aprender a fazer, fazendo.
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L) REFERÊNCIAS (Relação das obras consultadas)
Livro
Pedagogia(s) da infância
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Dialogando
com o passado
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Construindo
o futuro editora Artmed
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