Conceitos basiados em Paulo Freire



Os alunos da EJA, já encontraram em algum momento de sua vida escolar, dificuldades diversas ou falta de oportunidade de estudar, então parte-se do princípio que esse ensino deva ter algo a mais para se ter sucesso.
Como defende Paulo Freire, esta aprendizagem não pode ser bancaria e sim significativa e ativa.
As matérias precisam ser bem planejadas, baseando-se na realidade social em que vivem esses alunos, em sua faixa etária e em seus interesses.
Os motivos que levam os professores à escolherem o EJA são bem variados, entre eles o horário, pois geralmente tem outro emprego no período da manhã e tarde. Tem como objetivo preparar esses alunos para continuar os estudos até o nível superior, ou para ter o conhecimento básico. A maior dificuldade encontrada é manter esses alunos motivados para aprender e continuar seus estudos, pois a maioria trabalha durante o dia.
A formação desses profissionais nem sempre é suficiente, mas muitos com nível superior tentam fazer o seu melhor e manter-se atualizado.
Quando perguntamos aos nossos entrevistados qual conselho dariam a um futuro professor, responderam que é fundamental gostar do que faz e comentaram que é uma responsabilidade imensa ser professor, formador de opinião, motivador e amigo muitas vezes.
É muito difícil, mas compensador. O sonho é que esses alunos se apropriem de sua aprendizagem, se tornando cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Síntese do capitulo 2 do livro de Paulo Freire a Pedagogia do Oprimido

Influência dos meios de comunicação na escola

Dicas de sites