Conceitos basiados em Paulo Freire



Os alunos da EJA, já encontraram em algum momento de sua vida escolar, dificuldades diversas ou falta de oportunidade de estudar, então parte-se do princípio que esse ensino deva ter algo a mais para se ter sucesso.
Como defende Paulo Freire, esta aprendizagem não pode ser bancaria e sim significativa e ativa.
As matérias precisam ser bem planejadas, baseando-se na realidade social em que vivem esses alunos, em sua faixa etária e em seus interesses.
Os motivos que levam os professores à escolherem o EJA são bem variados, entre eles o horário, pois geralmente tem outro emprego no período da manhã e tarde. Tem como objetivo preparar esses alunos para continuar os estudos até o nível superior, ou para ter o conhecimento básico. A maior dificuldade encontrada é manter esses alunos motivados para aprender e continuar seus estudos, pois a maioria trabalha durante o dia.
A formação desses profissionais nem sempre é suficiente, mas muitos com nível superior tentam fazer o seu melhor e manter-se atualizado.
Quando perguntamos aos nossos entrevistados qual conselho dariam a um futuro professor, responderam que é fundamental gostar do que faz e comentaram que é uma responsabilidade imensa ser professor, formador de opinião, motivador e amigo muitas vezes.
É muito difícil, mas compensador. O sonho é que esses alunos se apropriem de sua aprendizagem, se tornando cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Influência dos meios de comunicação na escola

Síntese do capitulo 2 do livro de Paulo Freire a Pedagogia do Oprimido