Geração Z
Geração Z
Por Daniel Portillo Serrano - 17/07/2010
Classificar
gerações de épocas específicas e nomeá-las tem sido um hábito comum desde o
Século passado. Baby Boomers, Milennials, Yuppies, e outras denominações tem
aflorado na literatura para se referir a uma determinada geração.
Diferentemente de classificação por idades, sexo ou renda, como por exemplo, adolescentes, adultos, ricos, pobres, homens e mulheres, a classificação por gerações se apresenta mais correta para definir alguém, mesmo com o passar dos anos.
Se não, vejamos. Hoje, uma pessoa de 13 anos com uma renda alta poderá ser classificada como um adolescente pertencente à classe “A”. Isso não quer dizer que dentro de 30 anos, esta mesma pessoa continue sendo um adolescente (já que terá, então 43 anos) nem continuará pertencendo à classe “A” (já que poderá ter, por exemplo, empobrecido).
Diferentemente de classificação por idades, sexo ou renda, como por exemplo, adolescentes, adultos, ricos, pobres, homens e mulheres, a classificação por gerações se apresenta mais correta para definir alguém, mesmo com o passar dos anos.
Se não, vejamos. Hoje, uma pessoa de 13 anos com uma renda alta poderá ser classificada como um adolescente pertencente à classe “A”. Isso não quer dizer que dentro de 30 anos, esta mesma pessoa continue sendo um adolescente (já que terá, então 43 anos) nem continuará pertencendo à classe “A” (já que poderá ter, por exemplo, empobrecido).
Já as
gerações permanecem com suas denominações, independente de mudanças pessoas, de
idade ou de renda.
Algumas
denominações atuais tem usado as letras do alfabeto. Assim, a Geração X
se refere aos filhos dos Baby Boomers da segunda guerra mundial e a geração “Y”
se refere aos filhos da geração “X”. Leia mais sobre gerações no artigo “Geração
X, Geração Y, Geração Z. ”.
Uma nova denominação está sendo utilizada para uma
geração cada vez mais presente e atuante no mercado: a geração “Z”. Ao
contrário do que possa parecer, no entanto, a Geração Z não é formada pelos
filhos da Geração
Y. A letra Z indica uma geração de indivíduos preocupados, cada vez mais
com a conectividade com os demais indivíduos de forma permanente.
Assim,
se as gerações anteriores se conectavam com o seu mundo através de um
computador de mesa, a nova geração passou a ficar constantemente disponível e
conectada através de dispositivos móveis. A noção de grupo passa a ser virtual.
Cada pessoa passa a ter o seu vídeo game, a sua TV, o seu celular e o seu
equipamento de som. Isto muda a forma de comportamento e relacionamento social
sobremaneira, já que até então, essas formas de diversão, entretenimento ou
comunicação eram coletivas. Ao final do Século XX, a televisão ocupava um lugar
central na sala, reunindo a família no que se chamava “horário nobre”. Da mesma
forma no início do Século passado, o Rádio e equipamentos de som ocupavam esse
lugar. A geração Z dispõe de todos esses dispositivos em equipamentos portáteis
que não os prendem mais a lugar nenhum. A sala da família unida em torno da
televisão como ironizado na abertura da série “Os Simpsons”, deixa de existir.
Os
indivíduos da geração Z, normalmente são datados como nascidos ao final do
Século XX, entre 1990 e 2009. Mas, os gerados no início do Século XXI,
independente de outras denominações que possam, ainda ser dadas, mantêm as
características da geração Z. (alguns estudiosos já estão chamando os nascidos
a partir de 2010 de Geração Alfa).
Assim,
pessoas da geração Z acabam trazendo traços de comportamento das gerações
anteriores, aliado a uma forte Responsabilidade Social e preocupação com o meio
ambiente e a sustentabilidade do planeta. Já foi dito que a geração Z se parece
mais com a geração Y do que os próprios indivíduos da Geração Y. A mudança e
evolução da tecnologia estão fazendo nascer uma nova classificação: a Geração
M. Com características semelhantes à Geração Z, adicionada a simultaneidade no
uso dos dispositivos eletrônicos.
Semelhante à geração Y, a geração Z não é
fiel a marcas, vive em função de inovações tecnológicas e prefere o mundo
virtual ao real. A diferença entre ambas as gerações, no entanto, é que se a
geração Y precisava se conectar à Internet, para entrar no seu mundo, a geração
Z já nasceu conectada. Não há mais a necessidade de um computador. A Internet
está presente em todos os seus equipamentos: telefone, notebooks, televisores
de última geração e dispositivos portáteis. Conversa com os amigos por SMS (já
que o e-mail está fora de moda). Ao invés de usar o celular no ouvido o
utilizam à frente dos olhos. São multitarefa e não são fieis a trabalhos ou
empregos que não estejam de acordo com suas crenças.
A geração Z é a encarnação do que a
geração Y gostaria de ter sido. Vários adolescentes da geração Y tinham que
usar modems, ou acesso discado para “entrar na Internet”. Sempre à frente de um
computador Y. A geração Z trata as conexões à Internet como se fossem o
fornecimento de eletricidade ou água. Assim como sabem que ao abrir uma
torneira a água sai e ao ligar um equipamento em uma tomada, ele funciona, a
Internet á algo abundante e disponível. Poucos conheceram uma conexão discada.
Na verdade poucos sabem o que significa discar.
A geração Z será a grande consumidora de
tecnologia dos próximos anos. Poucos fabricantes estão atentos a isso. Enquanto
todos festejam a geração Y como os consumidores do futuro, é a geração Z que
acaba consumindo os gadgets mais badalados e inovadores. A geração Y já está
entrando no mercado de trabalho produzindo o que eles não tiveram de gerações
anteriores. Grande parte procura empresas de tecnologia para fabricar sonhos
inimagináveis anos atrás. E os grandes consumidores dessa fornada será a
geração Z.
Disponível
em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos3/Geracao_Z.htm
Acesso
em 11.09.2011
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