A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRNDIZAGEM.
A
IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRNDIZAGEM.
Hoje
a escola é obrigatória para todos, mas existe uma grande dificuldade em ensinar
crianças que não desejam aprender, pois não se interessam e não encontram
sentido nas tarefas escolares. As crianças vivem o seu momento, em sua
perspectiva a vida é agora e não pensam em aprender para o futuro.
O
Lúdico traz para sala de aula tarefas e atividades desafiadoras, divertidas,
que proporcionam prazer funcional, curiosidade, possibilidades de assimilação
de mundo segundo diferentes pontos de vista, estimulando a criatividade e
tornando as crianças protagonistas no seu processo de aprendizagem.
Contos,
histórias, músicas, jogos e brincadeiras são alguns dos recursos Lúdicos que
interessam e fazem sentido para as crianças.
Qualquer
que seja o conteúdo a ser ensinado deve ter os objetivos bem definidos e
planejados. Observar a atividade, fazer interferências quando necessário para
que o professor possa criar condições, regular e ampliar o aprendizado dos alunos.
O
PAPEL DO PROFESSOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
As
Práticas Pedagógicas devem incentivar e auxiliar os alunos na construção do seu
próprio conhecimento. O professor deve observar, registrar as situações de
aprendizagens e dificuldades, identificar o que precisa ser trabalhado de
acordo com a necessidade de cada aluno e interferir buscando estratégias e
ferramentas que darão sentido a aprendizagem de acordo com a realidade dos
alunos, compreendendo suas competências, pensando em crianças como seres participantes,
ativos, que trazem consigo o suas vivências, a fim de atingir seus objetivos,
criando condições para que a aprendizagem realmente aconteça.
É
necessário que o professor tenha embasamento teórico, pense, reflita sobre suas ações e tenha um planejamento,
buscando facilitar o trabalho na prática, norteado pela teoria, com intenções
educativas claras, sempre respeitando as diversidades que encontrará em sala de
aula.
O
USO DE JOGOS E BRINQUEDOS MATEMÁTICOSNA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM.
O
uso de Jogos e Brinquedos Matemáticos representam trabalhar com materiais que
fazem sentido e despertam interesse nas crianças pelos conteúdos. Elas precisam
observar, pensar, planejar, considerar regras, prestar atenção, analisar
possibilidades antes de agir e resolver problemas, o que faz com que elas
tenham determinado posicionamento, seja na situação do jogo (Lúdico), seja na
situação escolar (conteúdos), além de aprenderem a observar diferentes pontos
de vista, descentralizando, considerando e agindo de forma respeitosa com as
pessoas.
Os
Jogos e Brinquedos tornam palpáveis e concretos os Conteúdos Matemáticos que
são abstratos, ajudando as crianças a tocarem e a entenderem a disciplina que
precisa ser simplificada para ser aplicada nas séries iniciais e o Lúdico traz
a matemática pra a realidade das crianças.
Comentários
Postar um comentário