A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRNDIZAGEM.


A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRNDIZAGEM.

Hoje a escola é obrigatória para todos, mas existe uma grande dificuldade em ensinar crianças que não desejam aprender, pois não se interessam e não encontram sentido nas tarefas escolares. As crianças vivem o seu momento, em sua perspectiva a vida é agora e não pensam em aprender para o futuro.
O Lúdico traz para sala de aula tarefas e atividades desafiadoras, divertidas, que proporcionam prazer funcional, curiosidade, possibilidades de assimilação de mundo segundo diferentes pontos de vista, estimulando a criatividade e tornando as crianças protagonistas no seu processo de aprendizagem.
Contos, histórias, músicas, jogos e brincadeiras são alguns dos recursos Lúdicos que interessam e fazem sentido para as crianças.
Qualquer que seja o conteúdo a ser ensinado deve ter os objetivos bem definidos e planejados. Observar a atividade, fazer interferências quando necessário para que o professor possa criar condições, regular e ampliar o aprendizado dos alunos.
O PAPEL DO PROFESSOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
As Práticas Pedagógicas devem incentivar e auxiliar os alunos na construção do seu próprio conhecimento. O professor deve observar, registrar as situações de aprendizagens e dificuldades, identificar o que precisa ser trabalhado de acordo com a necessidade de cada aluno e interferir buscando estratégias e ferramentas que darão sentido a aprendizagem de acordo com a realidade dos alunos, compreendendo suas competências, pensando em crianças como seres participantes, ativos, que trazem consigo o suas vivências, a fim de atingir seus objetivos, criando condições para que a aprendizagem realmente aconteça.
É necessário que o professor tenha embasamento teórico, pense, reflita         sobre suas ações e tenha um planejamento, buscando facilitar o trabalho na prática, norteado pela teoria, com intenções educativas claras, sempre respeitando as diversidades que encontrará em sala de aula.

O USO DE JOGOS E BRINQUEDOS MATEMÁTICOSNA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM.
O uso de Jogos e Brinquedos Matemáticos representam trabalhar com materiais que fazem sentido e despertam interesse nas crianças pelos conteúdos. Elas precisam observar, pensar, planejar, considerar regras, prestar atenção, analisar possibilidades antes de agir e resolver problemas, o que faz com que elas tenham determinado posicionamento, seja na situação do jogo (Lúdico), seja na situação escolar (conteúdos), além de aprenderem a observar diferentes pontos de vista, descentralizando, considerando e agindo de forma respeitosa com as pessoas.
Os Jogos e Brinquedos tornam palpáveis e concretos os Conteúdos Matemáticos que são abstratos, ajudando as crianças a tocarem e a entenderem a disciplina que precisa ser simplificada para ser aplicada nas séries iniciais e o Lúdico traz a matemática pra a realidade das crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Influência dos meios de comunicação na escola

Síntese do capitulo 2 do livro de Paulo Freire a Pedagogia do Oprimido