Praticas pedagógica Behaviorismo
Praticas
pedagógica
Behaviorismo
INTRODUÇÃO 1
Trataremos de uma situação problema,
através da teoria do Behaviorismo, conhecendo sua teoria e suas possíveis
formas de aplicação, para os professores é de extrema importância conhecer
diversas teorias e estudar aplicações eficientes com o intuito de solucionar
problemas de aprendizagens.
Conhecer o desenvolvimento humano é
fundamental para o educador, conhecer os limites do educando e respeitá-lo,
para que o aprendizado seja concluído de forma plena, criando a harmonia
necessária entre a cognição, o emocional e físico motor da criança, formando um
ser humano completo e capaz.
Desenvolvimento 2
Segundo
os conceitos do Behaviorismo o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é
a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante a satisfação de
alguma necessidade.
O
termo behaviorismo foi criado pelo americano John B.watson, em 1913,o termo
significa comportamento ou a analise do comportamento.
Certos
estímulos levam o organismo a dar determinada resposta e isso é possível, pois
os organismos se ajustam aos seus ambientes por meios hereditários e pela
formação de hábitos.
Watson
defendia uma psicologia de prever e controlar, sem alma e sem mente através de
um condicionamento, a interação do individuo e o ambiente, entre as ações do
individuo sendo suas respostas e o ambiente o estimulo.
B.F
Skinner, em 1945 vem defender a base da corrente skineriana para desenvolver
este conceito trás o com, portanto operante é o comportamento que não chamamos
de não - voluntario, como uma luz forte vinda direto nos olhos, salivação
provocada por uma gota de limão, esses comportamentos são estimulo-resposta ou ambiente-sujeito.
Comportamento
operante opera sobre o mundo de forma direta ou indireta chamar um taxi, ler um
livro, acredita-se que tudo se pode aprender através do condicionamento. foram
feitas diversas experiências em laboratórios inclusive com ratinhos para se
chegar a esta conclusão .o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a
ação do organismo sobre o meio para suprir alguma necessidade .
Temos
o reforça mento positivo quando queremos estimular a resposta varias vezes,
Reforça mento negativo quando queremos extinguir determinado comportamento ou resposta.
DESENVOLVIMENTO 3
Esquiva
é um dos processos no qual o estimulo é aversivo, permitindo que o individuo
tenha um comportamento a evitar a ocorrência ou reduzi-la. como o barulhinho do
motor do dentista.
Extinção
total do comportamento ou resposta diminuindo ate chegar ao ponto de não se
repetir mais.
Punição
esta ligada a um estimula aversivo ou remoção de um reforça mento positivo.
Situação problema
A, 7 anos, sexo feminino, vem de um estudo em escola
publica em bairro de periferia, com muitos alunos numa mesma sala, o que gerou certa
insegurança, aluna da 2° serie do ensino fundamental I, apresenta uma leitura
fragmentada de textos, o que impede a compreensão dos mesmos, isto acontece com
freqüência, à professora percebe certa insegurança e timidez
O Behaviorismo tem vários recursos que podem ajudar a
aprendizagem desta criança, através do condicionamento, Na escola aprende-se os
conceitos básicos como fazer cauculos e leitura e escrita . É preciso dar
sentido trazendo um pouco da realidade para vida da criança, para que um
aprendizado como fazer contas tenha ligação com a vida real como dar e receber
o troco, escrever uma carta para um familiar querido.
Para isso podemos usar de todas as variantes do
behaviorismo como o reforça mento positivo através de um estímulo que sempre
que for apresentado reforçara a mesma idéia como textos curtos e divertidos
como trabalhar historia em quadrinhos, cartazes, trabalho em grupo, textos e
par lendas, de maneira a não cansar a criança com a dificuldade e negativo e
quando quiser extinguir o comportamento também podemos usar o comportamento
respondente usando estímulos visuais e auditivos ou comportamento operante
fazendo com que o aluno leia e escreva dando mais autonomia e liberdade de
criação com a qual
Desenvolvimento 4
facilitara a sua aprendizagem, compreensão e produção de
texto. O Behaviorismo pode nos auxiliar a descrever nossos comportamentos, em
qualquer situação, ajudando-nos a modificá-lo.
Conclusão
5
Uma
teoria é muito pouco para aplicar a educação, seria preciso ser flexível para
adaptar um pouco de cada.
Toda
tem lados positivos e negativos, no ensino tradicional o que mais vemos é a
aplicação do behaviorismo, através de tabuadas, produções de textos repetitivas
e acaba fazendo com que a criança aprenda.
Através
da copia, por exemplo, varias vezes, se instala mesmo na criança um
comportamento ate em sala de aula, como as fileiras de carteiras sempre iguais,
o modelo de lições sem muita surpresa. que devemos seguir regras para sermos
aceitos em sociedade .
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS 6
Psicologia
–Uma introdução ao estudo psicológico
Ana
mercês Bahia bock
Odair
furtado
Maria
de Lourdes trassi Teixeira
Comentários
Postar um comentário