Praticas pedagógica Behaviorismo



Praticas pedagógica
Behaviorismo
                                               

 INTRODUÇÃO                                   1

Trataremos de uma situação problema, através da teoria do Behaviorismo, conhecendo sua teoria e suas possíveis formas de aplicação, para os professores é de extrema importância conhecer diversas teorias e estudar aplicações eficientes com o intuito de solucionar problemas de aprendizagens.
Conhecer o desenvolvimento humano é fundamental para o educador, conhecer os limites do educando e respeitá-lo, para que o aprendizado seja concluído de forma plena, criando a harmonia necessária entre a cognição, o emocional e físico motor da criança, formando um ser humano completo e capaz.


    Desenvolvimento                                    2
Segundo os conceitos do Behaviorismo o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante a satisfação de alguma necessidade.
O termo behaviorismo foi criado pelo americano John B.watson, em 1913,o termo significa comportamento ou a analise do comportamento.
Certos estímulos levam o organismo a dar determinada resposta e isso é possível, pois os organismos se ajustam aos seus ambientes por meios hereditários e pela formação de hábitos.
Watson defendia uma psicologia de prever e controlar, sem alma e sem mente através de um condicionamento, a interação do individuo e o ambiente, entre as ações do individuo sendo suas respostas e o ambiente o estimulo.
B.F Skinner, em 1945 vem defender a base da corrente skineriana para desenvolver este conceito trás o com, portanto operante é o comportamento que não chamamos de não - voluntario, como uma luz forte vinda direto nos olhos, salivação provocada por uma gota de limão, esses comportamentos são estimulo-resposta ou ambiente-sujeito.
Comportamento operante opera sobre o mundo de forma direta ou indireta chamar um taxi, ler um livro, acredita-se que tudo se pode aprender através do condicionamento. foram feitas diversas experiências em laboratórios inclusive com ratinhos para se chegar a esta conclusão .o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio para suprir alguma necessidade .
Temos o reforça mento positivo quando queremos estimular a resposta varias vezes, Reforça mento negativo quando queremos extinguir determinado comportamento ou resposta.


                                              DESENVOLVIMENTO                     3
Esquiva é um dos processos no qual o estimulo é aversivo, permitindo que o individuo tenha um comportamento a evitar a ocorrência ou reduzi-la. como o barulhinho do motor do dentista.
Extinção total do comportamento ou resposta diminuindo ate chegar ao ponto de não se repetir mais.
Punição esta ligada a um estimula aversivo ou remoção de um reforça mento positivo.

                                          Situação problema
A, 7 anos, sexo feminino, vem de um estudo em escola publica em bairro de periferia, com muitos alunos numa mesma sala, o que gerou certa insegurança, aluna da 2° serie do ensino fundamental I, apresenta uma leitura fragmentada de textos, o que impede a compreensão dos mesmos, isto acontece com freqüência, à professora percebe certa insegurança e timidez
O Behaviorismo tem vários recursos que podem ajudar a aprendizagem desta criança, através do condicionamento, Na escola aprende-se os conceitos básicos como fazer cauculos e leitura e escrita . É preciso dar sentido trazendo um pouco da realidade para vida da criança, para que um aprendizado como fazer contas tenha ligação com a vida real como dar e receber o troco, escrever uma carta para um familiar querido.
Para isso podemos usar de todas as variantes do behaviorismo como o reforça mento positivo através de um estímulo que sempre que for apresentado reforçara a mesma idéia como textos curtos e divertidos como trabalhar historia em quadrinhos, cartazes, trabalho em grupo, textos e par lendas, de maneira a não cansar a criança com a dificuldade e negativo e quando quiser extinguir o comportamento também podemos usar o comportamento respondente usando estímulos visuais e auditivos ou comportamento operante fazendo com que o aluno leia e escreva dando mais autonomia e liberdade de criação com a qual


Desenvolvimento                                 4
facilitara a sua aprendizagem, compreensão e produção de texto. O Behaviorismo pode nos auxiliar a descrever nossos comportamentos, em qualquer situação, ajudando-nos a modificá-lo.




Conclusão                              5

Uma teoria é muito pouco para aplicar a educação, seria preciso ser flexível para adaptar um pouco de cada.
Toda tem lados positivos e negativos, no ensino tradicional o que mais vemos é a aplicação do behaviorismo, através de tabuadas, produções de textos repetitivas e acaba fazendo com que a criança aprenda.
Através da copia, por exemplo, varias vezes, se instala mesmo na criança um comportamento ate em sala de aula, como as fileiras de carteiras sempre iguais, o modelo de lições sem muita surpresa. que devemos seguir regras para sermos aceitos em sociedade .


 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS              6

Psicologia –Uma introdução ao estudo psicológico
Ana mercês Bahia bock
Odair furtado
Maria de Lourdes trassi Teixeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Síntese do capitulo 2 do livro de Paulo Freire a Pedagogia do Oprimido

Influência dos meios de comunicação na escola

Dicas de sites