Praticas pedagógica Behaviorismo



Praticas pedagógica
Behaviorismo
                                               

 INTRODUÇÃO                                   1

Trataremos de uma situação problema, através da teoria do Behaviorismo, conhecendo sua teoria e suas possíveis formas de aplicação, para os professores é de extrema importância conhecer diversas teorias e estudar aplicações eficientes com o intuito de solucionar problemas de aprendizagens.
Conhecer o desenvolvimento humano é fundamental para o educador, conhecer os limites do educando e respeitá-lo, para que o aprendizado seja concluído de forma plena, criando a harmonia necessária entre a cognição, o emocional e físico motor da criança, formando um ser humano completo e capaz.


    Desenvolvimento                                    2
Segundo os conceitos do Behaviorismo o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante a satisfação de alguma necessidade.
O termo behaviorismo foi criado pelo americano John B.watson, em 1913,o termo significa comportamento ou a analise do comportamento.
Certos estímulos levam o organismo a dar determinada resposta e isso é possível, pois os organismos se ajustam aos seus ambientes por meios hereditários e pela formação de hábitos.
Watson defendia uma psicologia de prever e controlar, sem alma e sem mente através de um condicionamento, a interação do individuo e o ambiente, entre as ações do individuo sendo suas respostas e o ambiente o estimulo.
B.F Skinner, em 1945 vem defender a base da corrente skineriana para desenvolver este conceito trás o com, portanto operante é o comportamento que não chamamos de não - voluntario, como uma luz forte vinda direto nos olhos, salivação provocada por uma gota de limão, esses comportamentos são estimulo-resposta ou ambiente-sujeito.
Comportamento operante opera sobre o mundo de forma direta ou indireta chamar um taxi, ler um livro, acredita-se que tudo se pode aprender através do condicionamento. foram feitas diversas experiências em laboratórios inclusive com ratinhos para se chegar a esta conclusão .o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio para suprir alguma necessidade .
Temos o reforça mento positivo quando queremos estimular a resposta varias vezes, Reforça mento negativo quando queremos extinguir determinado comportamento ou resposta.


                                              DESENVOLVIMENTO                     3
Esquiva é um dos processos no qual o estimulo é aversivo, permitindo que o individuo tenha um comportamento a evitar a ocorrência ou reduzi-la. como o barulhinho do motor do dentista.
Extinção total do comportamento ou resposta diminuindo ate chegar ao ponto de não se repetir mais.
Punição esta ligada a um estimula aversivo ou remoção de um reforça mento positivo.

                                          Situação problema
A, 7 anos, sexo feminino, vem de um estudo em escola publica em bairro de periferia, com muitos alunos numa mesma sala, o que gerou certa insegurança, aluna da 2° serie do ensino fundamental I, apresenta uma leitura fragmentada de textos, o que impede a compreensão dos mesmos, isto acontece com freqüência, à professora percebe certa insegurança e timidez
O Behaviorismo tem vários recursos que podem ajudar a aprendizagem desta criança, através do condicionamento, Na escola aprende-se os conceitos básicos como fazer cauculos e leitura e escrita . É preciso dar sentido trazendo um pouco da realidade para vida da criança, para que um aprendizado como fazer contas tenha ligação com a vida real como dar e receber o troco, escrever uma carta para um familiar querido.
Para isso podemos usar de todas as variantes do behaviorismo como o reforça mento positivo através de um estímulo que sempre que for apresentado reforçara a mesma idéia como textos curtos e divertidos como trabalhar historia em quadrinhos, cartazes, trabalho em grupo, textos e par lendas, de maneira a não cansar a criança com a dificuldade e negativo e quando quiser extinguir o comportamento também podemos usar o comportamento respondente usando estímulos visuais e auditivos ou comportamento operante fazendo com que o aluno leia e escreva dando mais autonomia e liberdade de criação com a qual


Desenvolvimento                                 4
facilitara a sua aprendizagem, compreensão e produção de texto. O Behaviorismo pode nos auxiliar a descrever nossos comportamentos, em qualquer situação, ajudando-nos a modificá-lo.




Conclusão                              5

Uma teoria é muito pouco para aplicar a educação, seria preciso ser flexível para adaptar um pouco de cada.
Toda tem lados positivos e negativos, no ensino tradicional o que mais vemos é a aplicação do behaviorismo, através de tabuadas, produções de textos repetitivas e acaba fazendo com que a criança aprenda.
Através da copia, por exemplo, varias vezes, se instala mesmo na criança um comportamento ate em sala de aula, como as fileiras de carteiras sempre iguais, o modelo de lições sem muita surpresa. que devemos seguir regras para sermos aceitos em sociedade .


 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS              6

Psicologia –Uma introdução ao estudo psicológico
Ana mercês Bahia bock
Odair furtado
Maria de Lourdes trassi Teixeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Influência dos meios de comunicação na escola

Síntese do capitulo 2 do livro de Paulo Freire a Pedagogia do Oprimido